O Hospital de Clínicas da UFPR têm residência inédita

A residência multiprofissional abriu concurso público para oito profissões.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná abrirá, em 2010, programas de Residência Integrada Multiprofissional em atenção hospitalar, credenciados no Ministério da Educação. Consistem em cursos de pós-graduação em nível de especialização com duração de dois anos, caracterizados por treinamento em serviço.

A Residência Multiprofissional é direcionada para profissionais da área de saúde, exceto os médicos, sendo que os residentes deste programa receberão uma bolsa paga pelo Ministério da Educação, do mesmo valor da bolsa de residência médica.

O Hospital de Clínicas obteve o credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional do Ministério da Educação e a autorização para a oferta do programa a partir de 2010, com a liberação de 20 vagas.

Segundo o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital de Clínicas, professor Ângelo Tesser, uma das premissas colocadas pelo Ministério da Educação para este projeto é o que os residentes não atuem exclusivamente dentro do hospital de clínicas, mas também nas Unidades de Saúde, Conselhos de Saúde, entre outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo é formar profissionais que conheçam a realidade do país e não só de um hospital terciário como o Hospital de Clínicas”, disse.

De acordo com o diretor, a residência multiprofissional representa um ganho muito importante não só para a instituição, mas para o desenvolvimento de estudos, produção de conhecimento e para a qualidade da assistência ao paciente. “É inegável que a presença do aluno propicia que todos os profissionais tenham um estímulo à continuação de sua própria educação”, ressaltou.

Além disso, quando há o ensino e pesquisa dentro da instituição, são realizados estudos e, consequentemente, elaboradas novas metodologias de assistência. “O principal ganho é a aproximação do ensino e da assistência. A residência multidisciplinar proporciona melhorias em todos os sentidos”, afirmou Tesser.

Serão ofertadas vagas para enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, farmácia-bioquímica, terapia ocupacional, psicologia e serviço social, distribuídos em cinco áreas de capacitação ao programa: saúde da mulher, saúde do idoso e do adulto, urgência e emergência, hematologia e oncologia e cardiovascular.

Interessados no programa, entrem em contato com a DEPE – Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital de Clínicas da UFPR pelo telefone 41-3360-1839, em horário comercial.

[Voltar]

2 pensou em “O Hospital de Clínicas da UFPR têm residência inédita

  1. OLÁ!!
    Fiquei muito feliz e interessada no programa de residência integrada multidisciplinar ofertada pelo ministério da educação em parceria com a UFPR.
    Gostaria de receber mais informações sobre como funcionará o programa e quando este se iniciará!
    Obrigada!!

    • Letícia:
      Telefone urgente para 3360-1800 e peça para falar com a DEPE (Direção de Ensino Pesquisa e Extensão), pois as inscrições já começaram, se não me engano.

Os comentários estão fechados.