A Micro$oft, velha aliada da indústria que vive enganando os consumidores lançando equipamentos supostamente mais potentes, usa de estratégias sujas como esta para obrigar as pessoas a comprarem máquinas das quais elas não precisam, mas… Aqui entra o terrível e traiçoeiro mas!
O pessoal está acordando e conhecendo outros sistemas operacionais, principalmente um tal de Linux e em algum momento a Micro$oft e seus capangas da indústria acabarão abandonados e quebrarão. Leia aqui
Os computadores muito antigos que não possuem hardware para rodar o Windows 11 sequer darão boot no sistema operacional. Essa é uma das novidades que deve chegar com a próxima atualização do software, a 24H2, que teve sua primeira build liberada nos canais Canary e Dev recentemente e promete ser o maior update até então.
Em geral, há pessoas que tentam executar o sistema operacional em PCs bem antigos, que possuem chips com mais de 15 anos de existência. Pois bem, isso não será mais possível, já que a atualização fará com que a versão do SO necessite de uma instrução de CPU chamada POPCNT (population count).
Para quem não sabe, essa instrução foi implementada somente em processadores do final da década de 2000 em diante, especificamente falando os modelos de primeira geração Intel Core e os modelos da AMD com arquitetura Barcelona. Dito isso, a máquina que tiver um Core 2 Duo, por exemplo, não poderá dar boot no Windows 11.
Vale lembrar que há alguns requisitos mínimos para rodar o sistema operacional no PC. Entretanto, nem todo mundo cumpre esses atributos e instala o software mesmo assim e ele acaba rodando, mesmo que com maior lentidão de forma geral. Caso não saiba quais são essas configurações, veja a seguir:
- Processador com 1 GHz (ou superior) e 2 ou mais núcleos, além de aparecer na lista de CPUs aprovadas pela Microsoft
- RAM: 4GB
- Armazenamento: 64GB
- Firmware: UEFI
- TPM 2.0
- Placa gráfica: compatível com DirectX12 ou posterior com driver WDDM 2.0
- Tela 720p com 9 polegadas ou mais
Seja como for, grande parte dos computadores modernos não devem ser afetados por essa mudança. Então, os usuários de alguns CPUs com menos de 15 anos de mercado podem ficar tranquilos.
[Voltar]