Raspberry Pi OS: nova versão do sistema chega com base no Debian e várias mudanças – Tudocelular.com

O sistema Raspberry Pi OS chegou a uma nova versão. Para quem não sabe, esse é o software oficial do produto, que tem como base o Debian e chega já com suporte para a geração mais recente da placa, que foi apresentada no final de setembro e já foi mostrada até rodando jogos de Nintendo GameCube e Wii.

Em geral, o sistema operacional segue em desenvolvimento ativo e tem como foco oferecer o melhor desempenho otimizado para o Pi. Segundo a página oficial do sistema, ele já vem com 35 mil pacotes para possibilitar uma instalação de forma simplificada no computador.

Algumas das principais características que chegam com a nova versão do sistema é o uso Debian Bookworm como base. não apenas isso, como o PipeWire passou a ser utilizado no lugar do PulseAudio para ser o subsistema de controle de som no sistema operacional.

Outras novidades incluem o navegador Chromium já na versão 116, enquanto o VLC Media Player chega atualizado para a versão 3.0.18. Além disso, o sistema usa o servidor VNC WayVNC ao invés do RealVNC quando roda o Wayland. Ainda com o Wayland, o grim é usado como ferramenta de captura de tela ao invés do scrot.

Essas são apenas algumas das novas adições da nova versão do Raspberry Pi OS. Como é de praxe, o sistema ainda trouxe também um grande número de pequenas alterações, que não foram detalhadas, bem como as típicas correções de bugs. A lista completa de novidades está disponível na página do software.

Matéria aqui

[Voltar]