Componente presente no café melhora aprendizado e memória, diz estudo

Trata-se do TG, componente presente em abundância no grão do café e que já teve benefícios aos sistemas nervoso e digestivo comprovados.

Com o avançar da idade, é comum que o ser humano tenha problemas associados ao declínio cognitivo e à memória. Estudos para retardar esse processo têm crescido. Uma pesquisa japonesa mostrou que um composto presente no grão do café pode melhorar os níveis de aprendizado e até ser uma solução para isso.

Efeitos positivos do café

Efeitos positivos dos componentes do café já são conhecidos. Agora, um estudo da Universidade de Tsukuba, no Japão, se debruçou sobre como a trigonelina (ou TG), um composto presente em alta concentração nos grãos de café e que comprovadamente é benéfico ao sistema nervoso, digestivo e à pele, afetou o funcionamento cognitivo de ratos. A conclusão é de que a substância tem efeitos terapêuticos.

Testes

  • Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram camundongos “idosos” que já apresentavam déficits de aprendizagem e perda de memória, um sintoma comum de declínio cognitivo em animais (e humanos) com idade avançada.
  • Eles, então, administraram 5 mg de TG por dia durante 30 dias. Após esse tempo, os ratos passaram por um teste comportamental para medir a aprendizagem e memória.
  • Os cientistas perceberam que os ratos que receberam o TG apresentaram uma melhora nesses aspectos em comparação com os ratos que tinham os mesmos sintomas, mas não receberam o componente.
  • Com essa resposta, eles começaram a estudar o efeito do TG no hipocampo, parte do cérebro associada à aprendizagem e memória.

Novas descobertas

Eles descobriram que os ratos passaram por uma modulação nas células do órgão, melhorando seu desempenho em relação à produção de energia celular, inflamações e autofagia (capacidade de reutilizar células “velhas”). Isso, consequentemente, melhora o funcionamento do órgão e capacidade dos neurônios responsáveis pela aprendizagem e retenção de memória.

Assim, eles elevam o desempenho neural e retardam o declínio cognitivo.

Segundo os pesquisadores, que falaram com o site New Atlas, as recém-descobertas propriedades do TG podem ser usadas, por exemplo, como composto medicinal aliada ao tratamento do declínio cognitivo.

Matéria aqui

[Voltar]