O desenvolvimento da ciência moderna

Nova mentalidade científica: Racionalismo, exame livre da natureza, ênfase na observação experimental.

Nicolau Copérnico

Propôs a teoria heliocêntrica em substituição à teoria geocêntrica.

Galileu Galilei

Defendeu que o vasto livro do universo estava escrito em linguagem matemática. Introduziu uma nova metodologia na pesquisa científica, valorizando a observação dos fenômenos naturais e foi considerado um dos fundadores da física moderna.

Sir Francis Bacon

Criador do método indutivo de investigação científica, baseado na observação rigorosa dos fenômenos naturais. Crítico do pensamento escolástico, meramente especulativo. Defendeu que o Saber é Poder.

Renné Descartes

Aplicando a dúvida metódica, chegou à célebre e contundente conclusão: “Penso, Logo Existo”(Cogito, Ergo Sum). Propôs essa verdade como o princípio de toda a filosofia. Lançou os fundamentos de uma nova didática com as suas quatro regras para a busca da verdade:

a – Evidência.

b – Análise.

c – Síntese.

d – Comprovação.

John Locke

Combateu o inatismo. Afirmativa que o homem aos nascer é uma tabula rasa, um papel em branco, ou seja, negação da teoria do instinto e do conhecimento inato, valorizando e atestando categoricamente que todo o conhecimento é adquirido com a experiência.

Preocupou-se com a educação do gentleman, o cavalheiro aristocrático. A educação envolvia três aspectos básicos: físico, intelectual e moral.

[Voltar]