Keith Thomas, um homem tetraplégico, voltou a ter movimentos do corpo graças à implantação de microchips com algorítimos de inteligência artificial no seu cérebro. Isso aconteceu nos Estados Unidos. A informação foi publicada na CNN Brasil.
No procedimento, que durou mais de 15 horas, foi utilizada uma tecnologia que permitiu reconectar o cérebro com a medula espinhal, formando, assim, um elo para que a informação pudesse caminhar entre cérebro e membros de novo.
Logo após a cirurgia, Keith já pôde sentir o toque de sua irmã. Também voltou a ter sensações nas mãos, braços e pulsos, além de recuperar movimentos. Especialista por trás do procedimento transpareceu otimismo a fim de auxiliar mais pessoas com IA.
“Achamos que é possível aplicar este tipo de tecnologia e essa nova abordagem em outras partes do corpo, como membros inferiores, pernas. É uma ideia parecida com, essencialmente, sobrecarregar a medula espinhal e, se nós pudermos acordar alguns desses circuitos que foram danificados e que estão adormecidos há anos, então, o céu é o limite”, diz.
Por fim, Keith ressalta que, para ele, o que mais importa é recuperar certa independência. O paciente perdera movimento dos membros e tronco, após quebrar pescoço em mergulho em piscina rasa.
Matéria aqui
[Voltar]