Embora J. Robert Oppenheimer seja o grande protagonista do longa de Christopher Nolan e um dos cientistas mais célebres da história moderna, sua fama ainda não chega aos pés de outro colega de profissão: Albert Einstein. Possivelmente o físico mais famoso da história, o alemão aparece em dois momentos de Oppenheimer e arranca alguns suspiros e risos da audiência.
No entanto, sua figura boa praça nem sempre esteve presente na realidade. Einstein veio ao Brasil em 1925 pela primeira e única vez para um ciclo de palestras na América do Sul. O físico já havia conquistado popularidade mundial ao revolucionar o planeta com sua Teoria da Relatividade.
No entanto, ao contrário da boa impressão causada pela natureza local, Einstein não gostou de sua estadia no país. Depois de alguns dias no calor carioca, o cientista chegou a escrever em seus diários que o Brasil é “quente e úmido demais para se efetuar qualquer trabalho intelectual”.
Sua colocação aconteceu após a dita palestra, que culminou em seu suposto desgosto pela experiência que teve no país. Em 6 de maio, no Clube da Engenharia, Einstein realizou uma palestra em francês, porém, quem o acompanhava não eram acadêmicos, mas, sim, militares e políticos acompanhados de suas famílias, resultando em choro, calor e confusão.
Nos dias seguintes, o alemão ainda realizou outras palestras, além de conversar com o presidente da República, Artur Bernardes, e de participar de eventos da comunidade judaica. No entanto, seu cerco de políticos interesseiros o fez cravar que “as pessoas lá são vazias e pouco interessantes – mais ainda do que as da Europa”.
Oppenheimer: saiba mais sobre o filme
Em Oppenheimer, vemos a construção do Laboratório Los Alamos, também conhecido como Projeto Y, cuja intenção era reunir físicos e industrialistas americanos no mesmo local. Situado em uma área remota e secreta do Novo México, o projeto tinha Oppenheimer como seu diretor e o intuito de construir uma arma letal o suficiente para encerrar de vez a Segunda Guerra Mundial.
Além de Murphy, o elenco conta com Matt Damon no papel de Leslie Groves, um oficial do Exército Americano, e Emily Blunt como Kitty Oppenheimer, sua esposa, bióloga e membro do Partido Comunista.
Florence Pugh interpreta Jean Tatlock, uma física e repórter, membro do Partido Comunista, enquanto Robert Downey Jr. dá vida ao oficial da Marinha Lewis Strauss. Rami Malek, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Dane DeHaan e Jack Quaid completam o elenco.
Matéria aqui
[Voltar]