A equipe de desenvolvimento do MX Linux anunciou o lançamento do MX Linux 23 RC1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O MX Linux, uma distribuição Linux orientada para desktop, baseada no ramo “estável” do Debian, é um empreendimento cooperativo entre as comunidades antiX e ex-MEPIS Linux.
Usando o Xfce como área de trabalho padrão, é um sistema operacional de peso médio projetado para combinar uma área de trabalho elegante e eficiente com configuração simples, alta estabilidade, desempenho sólido e tamanho médio.
Agora, a segunda compilação beta do MX Linux 23, baseada no recém-lançado Debian 12, está pronta para testes:.
Novidades do MX Linux 23 RC1
O MX Linux 23 RC1 é baseado no Debian 12 e vem com uma escolha de desktops Xfce, KDE Plasma e Fluxbox.
Sim. O MX Linux 23 RC1 já está disponível para teste e é construído a partir dos repositórios Debian 12 ‘bookworm’ e MX. Como nas versões anteriores, o padrão do MX é SysVInit, mas o systemd continua sendo uma opção para sistemas instalados.
Esta versão baseia-se na versão beta 2 e inclui todas as correções de bugs e alterações até o momento, incluindo papéis de parede e temas padrão, bem como traduções e aplicativos atualizados.
Nesta versão, o projeto está muito interessados no teste do instalador e muitos bugs relacionados às instalações do Btrfs foram resolvidos.
O instalador recebeu muitas atualizações desde a versão beta 2, e agora suporta arquivos de troca, bem como partições de troca. Além disso, a instalação automática ‘regular’ será padronizada para trocar arquivos.
Os menus de inicialização live agora têm uma função mais óbvia de ‘verificar mídia’ no menu de nível superior. A mídia será verificada e a inicialização continuará se tudo estiver bem.
Por fim, as principais versões de desktops são: Xfce 4.18, Fluxbox 1.3.7, KDE Plasma 5.27.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Matéria aqui
[Voltar]