Treze usos do Linux

Sistema, versátil e confiável, é adotado por empresas e instituições de vários segmentos.

Linux é usado em diferentes segmentos graças a sua flexibilidade e confiabilidade

Linux é usado em diferentes segmentos graças a sua flexibilidade e confiabilidade

Há grandes chances de que você não use Linux como sistema operacional em seu computador doméstico, mas a criação de Linus Torvalds está no seu dia a dia nas mais diferentes situações. Bastante versátil e confiável, a ferramenta toma formas variadas.

1 – Nasa

O Linux é a solução usada na Nasa por sua capacidade de garantir a integridade das informações. O Perseverance, por exemplo, o quinto veículo da agência a pousar em Marte, usa uma versão do Linux.

E essa não é a primeira vez que o sistema vai ao Espaço: ele é usado em instrumentos e satélites posicionados na órbita da Terra. Além da Nasa, a SpaceX, de Elon Musk, também adota Linux.

2 – Internet

Sistemas operacionais estáveis e extremamente confiáveis são essenciais para manter sites e serviços constantemente online enquanto administram um grande fluxo de dados. As distribuições Linux (especialmente as versões LTS) são conhecidas por garantir integridade a dados. Amazon, Google e Meta são algumas das empresas que adotam o sistema operacional para seus servidores e suas ferramentas online.

3 – Trens bala japoneses

Os trens bala japoneses — os shinkansens — são gerenciados por um software baseado em Linux. Tarefas como mapeamento, controle, cronograma, marcações e comunicações dependem da estrutura do kernel para funcionar.

Trem bala japonês ou Shinkansen

Trem bala japonês ou Shinkansen

4 – Maior acelerador de partículas do mundo

O Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider – LHC) é mais um dos sistemas que usa estrutura Linux. Segundo pesquisadores da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), a identificação do Bóson de Higgs foi possível graças ao uso do sistema.

5 – Supercomputadores

Os 500 computadores mais poderosos do mundo usam softwares baseados em Linux. Até o Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, que é proprietária do Windows, usa ferramentas do concorrente.

6 – Celulares Android

O núcleo do Android é o Linux

O núcleo do Android é o Linux

O Google criou o sistema Android com a estrutura de código aberto do Linux. Apesar de atualmente a plataforma ser bem diferente do projeto original, ainda tem o Linux como base e mantém filosofia de código aberto.

7 – Casas conectadas

Muitos dispositivos domésticos usam sistemas baseados em Linux: Smart TVs, dongles para televisão, máquinas de lavar inteligentes e assistentes virtuais são alguns dos exemplos. A escolha considera, principalmente, a versatilidade do sistema, que é extremamente flexível e escalável, e pode ser adaptado para aparelhos com baixa capacidade de processamento. Ele garante, entre outros, conectividade e estabilidade.

8 – Videogames

O Linux está no Steam Deck, o console portátil da Valve. Seu sistema SteamOS é uma versão do Arch Linux com suporte nativo ao Proton, uma camada de compatibilidade para softwares com Windows. O Linux foi utilizado para expandir o potencial de consoles conhecidos e suas distribuições permitem emulação, desenvolvimento de apps e até pirataria.

9 – Central multimídia de carros

Centrais multimídia de carros atuais usam Linux. Um dos destaques é o Android Auto, uma ferramenta para smartphones que, quando conectada ao sistema do carro, permite acesso ao portátil — o que a torna ainda mais útil.

10 – Carros autônomos

Os veículos sem motorista do Google, usados para mapear territórios do Google Maps (nos lugares em que isso é permitido), por exemplo, usam o sistema. Além disso, alguns automóveis da General Motors e da Volkwagen têm sistemas cuja base é o Linux.

11 – Administração Federal de Aviação dos EUA

O órgão transferiu seus sistemas em 2006 para o Red Hat Enterprise Linux, uma distribuição corporativa da ferramenta. Até hoje, a estrutura está nos computadores da entidade e ajuda a gerenciar informações de milhões de passageiros diariamente.

12 – Departamento de Defesa dos EUA

Informações confidenciais do órgão são armazenadas em computadores com Linux. Para os militares do país, a estrutura é essencial no comando da entidade.

13 – Bolsa de Valores de Nova York

As operações da Bolsa de New York são feitas em distribuições baseadas em Linux

As operações da Bolsa de New York são feitas em distribuições baseadas em Linux

A Bolsa de Valores de Nova York (New York Stock Exchange – NYSE) usa Linux em suas operações. O sistema, que é responsável por inúmeras operações diárias de compra e venda, deve ser confiável para evitar a ocorrência de erros.

Matéria aqui

[Voltar]