E foi lançado o Raspberry Pi OS 2023-05-03 lançado com Kernel 6.1 LTS, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
Já se passaram três meses desde que a Raspberry Pi Foundation anunciou que sua distribuição Raspbian baseada em Debian para o computador de placa única Raspberry Pi tem um nome novo e mais apropriado, Raspberry Pi OS, também revelando uma próxima variante de 64 bits.
Agora, a Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão de sua distribuição oficial baseada no Raspberry Pi OS baseada no Debian para os minúsculos computadores de placa única Raspberry Pi, o Raspberry Pi OS 2023-05-03, um lançamento que traz uma versão mais recente do kernel Linux e muitas melhorias.
Novidades do Raspberry Pi OS 2023-05-03
O Raspberry Pi OS 2023-05-03 traz componentes atualizados, correções de bugs e várias melhorias de desempenho.
A maior mudança na versão Raspberry Pi OS 2023-05-03 é o aumento do kernel do Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo para o Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo. Obviamente, isso deve se traduzir em melhor desempenho para o seu computador Raspberry Pi.
Na verdade, os usuários existentes do Raspberry Pi OS como eu já estavam executando o kernel Linux 6.1 LTS se executassem o comando rpi-update em um emulador de terminal.
Mas agora, o Linux 6.1 LTS é o kernel padrão nas novas imagens do Raspberry Pi OS que você pode baixar do site oficial se planeja instalar no seu computador Raspberry Pi.
Vários aplicativos foram atualizados na nova versão do Raspberry Pi OS. O mais importante é o Chromium 113, que é o navegador padrão do Raspberry Pi OS.
Além de incluir todas as atualizações de segurança mais recentes, a versão Chromium 113 traz suporte a WebGPU por padrão, o que pode melhorar o desempenho dos aplicativos da Web e sua experiência geral de navegação.
Também estão incluídos Raspberry Pi Imager 1.7.4, RealVNC Viewer 7.0.1.48981, RealVNC Server 7.0.1.49073, Mathematica 13.2.1 e Matlab 23.1.0.
Outra atualização interessante incluída nesta versão é o patch de aceleração de hardware VLC atualizado, que deve oferecer melhor desempenho ao reproduzir arquivos de vídeo.
Os componentes libcamera e libcamera-apps também foram atualizados para melhorar o ajuste do sensor IMX296, melhorar o manuseio de reamostragem e codificação de áudio usando a biblioteca libav, melhorar o desempenho da renderização da janela de visualização Qt, renderização aprimorada de miniaturas, adicionar suporte para 16 bits Bayer no gravador DNG, adicionar manipulação de estatísticas generalizadas e resolver um problema de estouro que causaria cálculos incorretos no algoritmo AGC.
Também foi atualizada a biblioteca picamera2, que recebeu um exemplo de servidor MJPEG que usa o codificador MJPEG de hardware, um exemplo mostrando uma visualização de duas câmeras em um único aplicativo Qt, a capacidade do codificador H.264 de aceitar intervalo de tempo de quadro para cabeçalhos SPS , anunciar o perfil/nível correto e oferecer suporte a parâmetros de qualidade constantes, bem como adicionar novas tags Exif DateTime e DateTimeOriginal.
Alguns bugs também foram corrigidos, incluindo uma falha de segmentação ocasional no plug-in de temperatura da CPU, uma falha no servidor X11 que ocorreu ao alterar a orientação da tela, bem como o DPMS do servidor X11 não está funcionando e algumas novas traduções de idiomas foram adicionadas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Raspberry Pi OS 2023-05-03
O Raspberry Pi OS está disponível para download como imagens de 64 bits ou 32 bits no site oficial e é compatível com todos os modelos Raspberry Pi, incluindo Raspberry Pi 1, Raspberry Pi 2B, Raspberry Pi 3B, Raspberry Pi 3B+, Raspberry Pi 3A+, Raspberry Pi 4, Raspberry Pi 400, Raspberry Pi CM3, Raspberry Pi CM3+, Raspberry Pi CM4 e Raspberry Pi Zero 2 W.
A imagem ISO do Raspberry Pi OS 2023-05-03 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Esta compilação é baseada nos repositórios de software estáveis da série do sistema operacional Debian, e você pode gravá-la em um cartão SD ou driver SSD usando a versão mais recente do utilitário Raspberry Pi Imager.
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
- Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
- Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
- Como criar um pendrive de instalação
- Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
- Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
Matéria aqui
[Voltar]