Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Embora muitos evoquem a tríade da Democracia, muito poucos conhecem a relação entre as três partes e sua história.

Certamente todo homem deseja a Liberdade à Escravidão, por certo todos desejam ser Tratados de igual forma, e com certeza pretendem estar em União Fraterna, isso é natural.

Contudo, essa tríade é o Limite Utópico da Democracia, contudo, não ocorre de fato.

A Liberdade terá como princípio a total responsabilidade apenas para consigo mesmo, seguindo seus próprios ideais e pensamentos, mas a liberdade tem limite no Espaço da Liberdade do Próximo.

A maior liberdade que a Democracia pode dar ao Homem é o direito de Lapidar seu Existir, construir fortuna, edificar um lar, professar seu viés político e sua religião sem ser oprimido por isso.

Logo, a Liberdade está em relação com a não-opressão.

As pessoas amam a Liberdade mas vivem em Hierarquia, e na verdade também amam a Hierarquia, apenas a detestam quando estão nas posições subalternas, querendo naturalmente mandar a ser mandado.

A Liberdade não poderá ser plena na Hierarquia, pois, se há quem manda deve haver quem obedece, e nisso consiste a Ordem, a Anarquia é aquela com a Liberdade não tolhida, onde “faça-se o que quiser pois tudo é da lei”, e nesse ínterim temos a queda das relações sociais.

A Igualdade está em relação a essa liberdade, é possível ser iguais na escravidão, ou livres sem igualdade, afinal aqui entrarão os méritos e deméritos.

A Igualdade pode ser trocada por Justiça, ficando a dualidade de Justiça e Liberdade, pois se todos são julgados iguais, não importando quem sejam, mas qual lei tenham violado, teríamos ai a Igualdade, e por conseguinte, a Justiça.

A maior igualdade que pode haver no Estado Democrático de Direito é a do voto, todos votam por igual, ninguém tem maior peso por ser mais ou menos importante, um grande passo visto que historicamente, nem todos os habitantes de uma cidade tinham direito a exercer representatividade política.

Com toda certeza existem menos iguais e menos livres ao redor do nosso globo.

Imagine um mundo onde todos tem o mesmo poder político e não exista hierarquia, quem governaria a Nação? Se todos mandassem, obviamente, ninguém obedeceria, evocando para si a “Liberdade”, dizendo então que ambos tem “Igualdade”.

Por tanto é preciso evocar o terceiro pilar, que é quase Religioso, a Fraternidade, é essa diametral perpendicular as outras duas que equilibra a Balança Tríplice, o instinto de Fraternidade evitará que se quebrem as relações de União entre aqueles que operam socialmente, de modo que embora saiba que é Livre, que é Igual, deve cumprir seu próprio papel conforme lhe cabem as faculdades e especificidades da profissão, da fé e do contrato social, seguindo as hierarquias da qual faz parte, todo aquele que tem autoridade recebeu essa autorização por indicação ou eleição, os pilares da Igualdade e da Liberdade darão a qualquer que esteja apto o direito ao pleito dessas posições, seja por indicação direta, concurso ou eleição; Sendo assim, será uma Balança Justa, mas sabemos, contudo, que é Utópica.

Quando primeiramente foram evocadas, estavam relacionadas a Revolução Francesa, que foi terrivelmente sangrenta, de fato, os assassinatos eram tantos que a Forca já não era mais suficiente, e foi inventando um instrumento mais prático para a morte, a Guilhotina, fato é que seu próprio criador, um médico, acabou morto por ela.

As pessoas quando sabiam que seriam mortas pela guilhotina, ferindo o pensamento geral, queriam ser as primeiras a irem para a morte, pois, quando muitos já haviam sido guilhotinados, a lâmina perdia o fio e eram necessárias 3 ou 4 pancadas para decepar a cabeça.

Não adianta que nós vivamos em um mundo imaginário, mas que tenhamos um Ideal a alcançar.

A Pirâmide Social deve entrar em acordo com a Pirâmide Maslow, uma diz quem são os Poderes em Exercício Hierárquico, e a segunda é a Hierarquia das Necessidade Pessoais de qualquer pessoa.

Evocar levianamente a Fórmula da Tríade Democrática Ideal é fazer-se Falso Adepto.

A Democracia é Opressiva, Desigual, não Libertária e pouco Fraterna, contudo, até o momento foi a mais Igualitária, a mais Livre e mais Fraterna que já existiu, enxergar problemas na Democracia é Natural, mas achar que ela não é melhor forma de Governo até hoje é ilusão…

Pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Que nossos abraços aos senhores não sejam simples, não sejam fracos, para tanto, que sejam Tríplices…

[Voltar]