GNOME 44 chega com “novo navegador” e melhorias no Nautilus

Hoje você vai conhecer as principais novidades e melhorias que farão parte do GNOME 44, reviramos a versão Release Candidate do ambiente de trabalho para mostrar tudo para você!

Dentre os achados dessa nova versão, temos o gestor de arquivos aprimorado, uma nova forma de lidar com os programas em segundo plano e finalmente, teremos novidades no Epiphany!

Tarefas em segundo plano e mais no GNOME Shell

O GNOME Shell é um dos principais componentes da interface gráfica do ambiente GNOME, equivalente ao Plasma do KDE. Agora ele possui um gerenciador de aplicações em segundo plano, que se encontra no menu do canto superior direito e por hora, detecta apenas flatpaks, algo antes disponível apenas via extensões.

Fique atento, pois os aplicativos em segundo plano são aqueles que em outras interfaces, ficariam na bandeja do sistema, próximo ao relógio, e não os minimizados para a barra de tarefas!

Gerenciador de tarefas em segundo plano do GNOME 44

Gerenciador de tarefas em segundo plano do GNOME 44

Ademais, houve melhorias no desempenho geral da interface e algumas correções de bugs que atingiam o menu de volume do som, a caixa de senha no Login, a ferramenta de captura de tela e o gerenciador de redes.
Configurações do sistema redesenhadas

As configurações do sistema passaram por alguns aprimoramentos na usabilidade, a página de acessibilidade mudou muito e agora é organizada segundo as funções humanas, como “Visão”, “Audição” e “Digitação”, tornando-se mais intuitiva.

Seguindo adiante, percebemos que o menu de entrada e saída de áudio foi reorganizado, a página “Sobre” apresenta uma nova informação, que é a “Versão do firmware” e do Kernel, já a lista do seletor de mês nas configurações de “Data e hora” está dividida entre duas colunas.

Mudanças nas configurações do GNOME 44

Mudanças nas configurações do GNOME 44

Agora também é possível compartilhar senhas de Wi-fi via QR code e o painel Thunderbolt só aparece quando há algum hardware compatível.
Gerenciador de arquivos com thumbnails, nova organização de pastas e mais!

O gerenciador de arquivos parece ter sido um dos principais alvos dos desenvolvedores do GNOME 44, ele finalmente recebeu um recurso esperado há mais de uma década: a pré-exibição de imagens em tamanho grande, sem precisar necessariamente abri-las.

Além disso, nas preferências do gerenciador de arquivos, agora temos a opção de “Pastas expansíveis”, também conhecida como “exibição no estilo árvore”, quando estiver no modo de visão em “lista”, uma forma um tanto clássica de exibição, onde é possível expandir os diretórios para ver o que tem dentro, sem precisar necessariamente abri-los e mudar de página.

Visualização em árvore e thumbnails grandes no GNOME 44

Visualização em árvore e thumbnails grandes no GNOME 44

Outra adição ao gestor de arquivos é o menu de contexto ao clicar com o botão direito sobre alguma aba, que inclui os botões “Fechar outros separadores”, “Mover separador para nova janela”, “Mover aba para direita” e “Mover aba para esquerda”.

Antigamente, para salvar uma imagem da internet, era necessário clicar com o botão direito e em seguida, “Salvar como”. Agora, com o GNOME 44, temos a opção de copiar e colar na pasta desejada.

GNOME Web em GTK 4, Loja e Mapas aprimorados

Finalmente veremos o GNOME Web 44 (Epiphany para os mais íntimos) refeito em GTK 4, com mudanças no libadwata, apresentando uma interface bastante diferente, com bordas arredondadas, além de novos botões e gestos. Temos também um pré-visualizador de páginas mais fluído e com melhor aspecto ao abrir uma nova aba, além de um novo gestor de aplicações web.

Supostamente o GNOME Web está com um desempenho melhor, será que agora ele consegue se posicionar melhor entre os demais navegadores?

GNOME Web 44 à esquerda no modo escuro e GNOME Web 43 à direita, no modo claro.

GNOME Web 44 à esquerda no modo escuro e GNOME Web 43 à direita, no modo claro.

Alguns pequenos aprimoramentos foram feitos na loja GNOME Software, relacionados principalmente à correção de bugs, que incluem menos recarregamentos ao instalar aplicações, além de ajustes no protocolo appstream e em traduções. Atualizações críticas em aplicativos rpm-ostree agora são exibidas no changelog na página de download.

O aplicativo “Mapas” tornou-se capaz de buscar thumbnail e textos da Wikipédia para contextualizar suas buscas, funciona melhor em telas sensíveis ao toque, também posiciona o marcador de localização com mais acurácia e apresenta melhor desempenho.

Cronograma de lançamento do GNOME 44

O GNOME 44 está previsto para ser lançado no dia 22 de março, se estiver tudo pronto a tempo, mas já é possível testar o que já foi feito através do GNOME OS Nightly, apesar de não ser recomendável utilizar para produção, devido a possíveis instabilidades. Confira o cronograma de lançamento do GNOME 44:

  • GNOME 44 Alpha: 7 de janeiro de 2023;
  • GNOME 44 Beta: 14 de fevereiro de 2023;
  • GNOME 44 Release Candidate: programado para 4 de março de 2023, lançou no dia 12;
  • GNOME 44 Lançamento estável: 22 de março de 2023.

As principais distros que usam o GNOME já planejam as datas em que disponibilizarão versões do sistema com o GNOME 44, entretanto este cronograma pode mudar:

  • Fedora 38: entre 18 e 25 de abril de 2023;
  • Ubuntu 23.04 “Lunar Lobster”: 20 de abril de 2023;
  • Arch Linux: 1º de abril de 2023 (será mentira?);
  • Debian unstable: entre a primeira e a segunda semana de abril de 2023.

Que tal comparar o lançamento do GNOME 44 com o do GNOME 43? Gostou das novidades do GNOME 44? Conte-nos nos comentários e interaja com a comunidade Diolinux Plus, que é apaixonada por Linux, como você!

Matéria aqui

[Voltar]