Algumas pessoas podem ficar na dúvida de como utilizar o sal na hora de temperar a carne para o churrasco. Há quem diga que deve colocar o sal antes do preparo, já outros podem dizer que só pode colocar ao final do preparo, mas, qual será a forma que mais dá certo? A seguir, confira as dicas de como temperar a carne corretamente.
O assunto de quando se deve salgar a carne divide opiniões. Há chefs especialistas em churrasco, que defendem a segunda opção, de salgar a carne somente ao fim do preparo.
Por exemplo, quando questionado se é preciso salgar a carne antes do churrasco, o chef Alê Flit, que comanda o BBQ Company House, em São Paulo, respondeu que “não”.
Além disso, Alê Santilli, empresário que atua com churrascos na Itália, disse que: “O sal deve ser colocado quando a carne já estiver pronta, pois ela vai absorvê-lo bem rapidamente”.
Mas se mesmo assim você preferir salgar a carne antes do preparo, Montana Grill dá a dica de não fazer isso com muita antecedência. Ele diz: “Tempere a carne quando a churrasqueira estiver bem quente. Quanto mais tempo a carne ficar ‘descansando’ antes de ser assada, mais sal ela vai absorver”.
Qual sal usar no churrasco?
Quando pensamos no sal para temperar a carne de churrasco, pensamos logo no sal grosso. O Montana Grill, diz que se pode colocar quanto sal quiser na carne, pois quando ela chegar ao ponto de mal passada, é só tirar o excesso de cima, que o sal que sobrar irá derreter e penetrar na carne.
Já o chef do BBQ Company House é adepto do sal marinho Maldon. É um sal de origem inglesa, apresentado em lascas e que ajuda a realçar o sabor dos alimentos.
Alê Santilli aposta no sal de partilha, que se trata de um sal muito utilizado na Argentina e que segundo Santilli, possui granulação de tamanho médio, entre o sal grosso e o fino.
Santilli também fala sobre quem prefere utilizar o sal rosa para temperar a carne de churrasco. Ele diz:
“Tem gente que defende que esse sal realça ainda mais o sabor da carne por conta dos sais minerais presentes nele, que dão a coloração rosada. Entretanto, a diferença dele para os outros é muito sutil. Mas vale tomar cuidado porque o sal rosa é mais fraco, não tem tanto poder de salgar como os outros”.
Receita aqui
[Voltar]