Se você possui um marcapasso cardíaco e houve seu MP3, MP4, “MP5” ou até MP10^100, cuidado: você pode estar correndo riscos de ter complicações. A culpa não é dos aparelhos em si, mas de outra coisa que os acompanha: os fones de ouvido.
No início de 2008, a FDA – Food and Drug Administration, nos EUA, concluiu oficialmente que os MP3 players eram seguros de se usar. Contudo, uma pesquisa apresentada na conferência “American Heart Association” afirmou que alguns fones de ouvido tipicamente usados pelos donos de tocadores podem interferir nos marcapassos e desfibriladores implantados, mesmo se o fone estiver desconectado ou não sendo usado.
Pesquisas lideradas por Dr. William Maisel no “Medical Device Safety Institute” do “Beth Israel Medical Center” em Boston testou oito diferentes modelos de fones de ouvido conectados à um Apple iPod. Durante o estudo com 60 pacientes, 30% das pessoas com desfibriladores e 15% das que usavam marcapasso sofreram interferência em seus pequenos implantes devido aos fones. A causa é uma substância magnética poderosa presente em alguns fones populares que pode a qualquer momento até interromper o funcionamento de um implante cardíaco.
Quando colocado em torno de 1 polegada de distância entre o dispositivo e o implante, houve interferência em 10 pacientes de 33 com desfibriladores e 4 de 27 com marcapasso. Um marcapasso chegou até a ser reiniciado subitamente durante os testes. Sessenta pacientes fizeram parte do estudo.
O doutor afirma que você não deve parar de usar os MP3 players, se desesperar e sair correndo, mas sim evitar aproximar os fones das áreas onde está implantado o marcapasso ou desfibrilador, deixando pelo menos três centímetros longe, evitando inclusive de colocar os fones no bolso próximo ao peito.
Fonte:
[Voltar]