Governo de fachada e de imagem. Atrás da imagem encontra-se um interminável mar de lama, de corrupção, de prevaricação, peculato e tudo quanto é tipo de crime fiscal, tributário, eleitoral e penal. É um governo que tripudia sobre um povo burro, idiota, omisso e vagabundo, que se vende por qualquer migalha, esmola ou mesmo, par de dentaduras. Como disse o “nobre” (cachorro, ladrão, corrupto e sem-vergonha) deputado Sérgio Moraes, o povo que se lixe, pois ele não liga para a opinião pública, ou seja, fazem apenas o que lhes é conveniente.
Saíram os números oficiais sobre propaganda estatal federal. Eis o número mágico: Lula já gastou R$ 6,3 bilhões com propaganda de 2003 a 2008, segundo dados oficiais divulgados nesta semana pela Presidência da República.
Do blog do Fernando Rodrigues
Eis os dados:
Fatos notáveis:
1) o valor de 2008 é quase idêntico ao de 2007. Houve uma estabilização. É natural que em anos pares (quando há eleições no Brasil) o valor gasto com publicidade estatal tenha um freio. Há restrições legais para o governo fazer propaganda o tempo todo;
2) os picos de Lula continuam sendo 2005 e 2006, o período em que o mensalão dominou o noticiário e quando foi necessário fazer um saneamento na imagem do presidente e do seu governo;
3) esses números se referem a toda a administração pública federal direta e indireta. Estão incluídos, portanto, gigantes como Petrobras, Banco do Brasil, CEF e outras estatais;
4) essas estatísticas não incluem valores de patrocínios, que chegam a aproximadamente R$ 1 bilhão por ano. Patrocínio vai desde colocar um logotipo na camiseta do time de futebol do Flamengo até dar apoio a bandinhas no interior do país;
5) na disputa entre os meios de comunicação por abocanhar um naco desse dinheirão de propaganda, a TV vem se mantendo no patamar dos 60%. Revistas começaram a era Lula recebendo 11,4% de todas as verbas publicitárias federais. Hoje, estão com 7,9%. Jornais aumentaram sua participação no bolo: tinham 10,3% em 2003; agora, estão com 13,1%. A publicidade estatal em internet ainda é percentualmente mínima, embora tenha mais que dobrado de tamanho: os veículos online ficavam com 1% do total no início da gestão Lula e agora estão com 2,6%;
6) não há números completos e atualizados para os 8 anos do governo FHC. O governo Lula divulgou com atualização monetária apenas os gastos publicitários dos últimos 3 anos do tucano (200, 2001 e 2002). Nesse seu período final, FHC gastou bem, tanto como Lula. Eis a tabela:
Finalmente, uma observação e uma pergunta: O Brasil é um dos países do planeta com mais gastos estatais publicitários. Por que os governos no Brasil gastam tanto em publicidade?
Respostas?
Por Fernando Rodrigues
[Voltar]