Casa natal da espiã Mata Hari é destruída por incêndio

Um incêndio destruiu na Holanda a casa em que supostamente nasceu Mata Hari, dançarina e espiã da Primeira Guerra Mundial, informou a imprensa local neste domingo.

Um homem morreu no incêndio, que ocorreu na noite de sábado na cidade de Leeuwarden, 140 km ao norte de Amsterdã.

 Casa onde supostamente nasceu a dançarina e espiã Mata Hari, na cidade de Leeuwarden, na Holanda, é destruída por incêndio Casa onde supostamente nasceu a dançarina e espiã Mata Hari, na cidade de Leeuwarden, na Holanda, é destruída por incêndio

O fogo destruiu várias construções, incluindo a casa em que Mata Hari, ou Margaretha Geertruida Zelle, teria nascido em 7 de agosto de 1876.

Dezenas de fotografias, o primeiro boletim escolar e outros objetos de Mata Hari foram queimados, de acordo com o vereador local Wyb Feddeman, que é dono de um salão de cabeleireiro que leva o nome da dançarina.

HISTÓRIA

Margaretha Geertruida Zelle viajou para Paris em 1903, onde se tornou famosa em toda a Europa por causa de suas danças exóticas e de sua ligação com vários homens da alta sociedade.

Seu nome virou sinônimo do arquétipo da “femme fatale”.

Mata Hari foi presa e executada por um pelotão de fuzilamento em outubro de 1917, aos 41 anos, depois de ser acusada de ser espiã alemã durante a Primeira Guerra Mundial.

Vários filmes foram feitos sobre ela, que foi interpretada por estrelas como Greta Garbo, Zsa Zsa Gabor e Sylvia Kristel.

A dançarina e espiã da Primeira Guerra Mundial Mata Hari, morta por um pelotão de fuzilamento em 1917, aos 41 anosA dançarina e espiã da Primeira Guerra Mundial Mata Hari, morta por um pelotão de fuzilamento em 1917, aos 41 anos

[Voltar]