O estudo clínico, dirigido por Sebastião Radominski, médico reumatologista do Hospital de Clínicas da UFPR, será voltado à Artrose e visará comparar dois medicamentos que protegem a cartilagem (chamados de condroprotetores).
Os interessados, que desejarem candidatar-se à pesquisa, deverão preencher os seguintes requisitos:
– Ambos os sexos;
– Idade acima dos 40 anos;
– Alfabetizados;
– Com artrose de joelho comprovada por exame radiológico (Raio X);
– E que tenham apresentado sintomas de dor moderada à grave nos últimos seis meses.
Para se inscrever, basta telefonar para o número (41) 9109-6167, falar com Jéssica no período das 08 às 15 horas, até o dia 20 de Julho.
A ARTROSE
É uma doença degenerativa da cartilagem articular, desgastando-a. Entre todas as doenças reumáticas, é a mais comum. Pode causar dor e rigidez nas articulações e na coluna, e até mesmo limitação de movimentos, causando, consequentemente, grande impacto na qualidade de vida e capacidade laborativa do acometido.
Surge geralmente entre os quarenta e cinquenta anos, e é duas vezes mais frequente entre o sexo feminino. Manifesta-se no esqueleto axial (coluna), afetando vértebras e podendo causar reações ósseas. Em discos invertebrais podem resultar, em alguns casos, em dores terríveis e incapacidades, necessitando de tratamento cirúrgico. Nas articulações periféricas (joelhos, quadris e mãos) desgastam a cartilagem, causam dores crônicas e rigidez. Também limita os movimentos, incapacitando a pessoa de executar atividades como subir e descer escadas ou rampas.
Não há tratamento específico e nem cura, mas para tentativa de controle da artrose, orienta-se a redução de peso, redução de impacto sobre as articulações e medidas posturais e fisioterápicas para a coluna, além de analgésicos e anti-inflamatórios contra a dor e glicosamina, condroitina e outros para uma possível interrupção no desgaste da cartilagem.
_____________________
Serviço:
HC solicita pacientes para estudo clínico de medicamentos para artrose
Inscrições: pelo telefone (41) 9109-6167, falar com Jéssica (das 08:00 às 15h), até dia 20 de Julho.
[Voltar]
Gostaria de saber mais sobre o tratamento de artrose nos joelhos,pois minha mãe tem artrose e não esta mais conseguindo andar direito por causa das dores que são muitas ela tem 77 anos de idade e já esta assim a mais de 7anos com dores e a cada dia esta piorando mais,ela anda so com apoio de bengalas ou se tiver algo pra se segurar,tipo barede ou mesa esse tipo de coisas, já fez raioX e foi comprovado artrose nos joelhos D e E
Nós moramos em São José dos Pinhais e minha mãe trabalhou muito em agricultura e vimos um reportagem que falava sobre isso,mas tentei ligar eo telefone que foi passado na reportagem não atende so cai na caixa postal.
Desde já agradeço e espero obter uma resoposta. Obrigado
Meu nome e Emir
Emir:
Telefone para 3360-1800 e peça para falar com o CEP – Comitê de Ética em Pesquisa, que eles lhe darão mais informações.
Abs.