Dilemas da gravidez

Tinturas de cabelo e outros cosméticos devem ser usados com cuidado durante a gestação.

IARA BIDERMAN
Com o corpo em profunda transformação e a cabeça tomada de dúvidas -práticas e filosóficas- sobre a chegada do bebê, muitas grávidas se deparam com novas questões ao cuidar da beleza: como prevenir manchas e estrias? A celulite aumenta na gravidez? Os cosméticos fazem mal ao feto?

“Existe muito pouca evidência da segurança de utilização de produtos em gestantes”, afirma a dermatologista Flávia Addor, diretora da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) Regional São Paulo. Isso porque as substâncias não são testadas em grávidas por não ser possível controlar efeitos adversos no feto. O que há são estudos realizados com animais, e as substâncias que mostraram evidência de risco são contra-indicadas.

Quando um produto é classificado como cosmético, geralmente a absorção e a concentração dos princípios ativos são pequenas, diminuindo os riscos. “Mas, na dúvida, é melhor evitar”, diz Davi de Lacerda, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele recomenda que a grávida prefira produtos que estão há mais tempo no mercado, “porque, se causassem algum problema, já teria sido relatado”.

Tintura de cabelo
Pintar ou não pintar os cabelos é um tema clássico das conversas de grávidas. Segundo Addor, a questão continua polêmica: “Alguns estudos apontam um maior risco de mutações no feto [relacionado às tinturas], outros mostram que não há risco”. Pessoalmente, ela acredita que, se não há certeza da segurança, é melhor evitar.

Foi essa a opção da agente de viagens Iracema Freitas, 30, grávida do primeiro filho. “Minha médica sugeriu que eu esperasse passar os primeiros três meses”, diz ela, que já entrou no segundo trimestre e, mesmo assim, preferiu dar um tempo às tinturas de cabelo.

Entre as mulheres, é comum a crença de que os tonalizantes (colorações temporárias, que saem com as lavagens) são uma opção segura às tinturas permanentes. Não necessariamente. “Há estudos sobre tonalizantes com conclusões tão ou mais contundentes [em relação aos riscos] do que as das tinturas permanentes”, diz Addor.

Quanto à tintura com hena, “teoricamente não há risco, mas há relatos de dermatites de contato causadas pelo produto”, segundo a dermatologista. Além disso, muitos produtos à base de hena contêm também outras substâncias.

A ginecologista Carolina Androgeni, do ambulatório do climatério da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), recomenda que, na dúvida, a grávida espere até entrar no segundo trimestre da gestação para voltar a tingir os cabelos. Para quem nunca usou tintura, o melhor é deixar para depois que o bebê nascer.

Uma opção menos arriscada, segundo Lacerda, são os “reflexos” ou “luzes”, em que apenas algumas porções dos fios são tingidas e o produto não chega ao couro cabeludo.

Para as grávidas que não querem abrir mão das tinturas, as recomendações são fazer a prova de toque para reação alérgica, mesmo com produtos que já eram utilizados antes da gravidez, não estar com lesões no couro cabeludo, procurar profissionais de confiança e produtos de qualidade e respeitar os intervalos recomendados entre uma tintura e outra.

Outros cuidados
Além dos produtos que oferecem risco ao feto, há cuidados estéticos que podem causar efeitos na mãe. Como na gravidez o limiar de irritação da pele é um pouco menor e a resposta à pigmentação aumenta, é preciso ter cautela com tudo o que possa manchar ou irritar a pele.

É o caso da depilação a laser. Como o seu efeito é local, teoricamente não afeta a saúde do feto. O risco de manchas, porém, pode aumentar. Ainda no campo da depilação: a cera quente não tem contra-indicação, mas é bom saber que na gravidez é mais freqüente a ocorrência de pelos encravados. Já os cremes depilatórios, embora não haja estudos conclusivos, devem ser evitados por seu alto poder irritativo.

[!] proteção solar
Como a resposta à pigmentação aumenta durante a gravidez, a exposição ao sol pode causar manchas escuras na pele da gestante; protetores solares de boa qualidade devem ser usados diariamente

[Voltar]

21 pensou em “Dilemas da gravidez

  1. Drº Vladimir calcula ai pra mim por favor..
    Minha menstruaçao desceu dia 21/03 e ficou ate 27/03 … meu ciclo em media fica 31 dias.. mais esse mes de Março foi de 28 dias..
    quando sera meu PERIODO FERTIL??
    agente conta 14º dia do 1º dia que a menstruaçao desce.. ou 14º dia antes da proxima menstruaçao?

    E quando eu for tentar engravidar.. meu namorado tem que ter pelo menos 5 dias de abstinencia ne?
    ‘ A uniao faz a força’ (rsrs)

    Me explika tudinho ai Drº..
    passo por passo por favor…

    • Nina:
      O seu pico ovulatório será, PROVAVELMENTE, no dia 03 de abril e o dia mais propício para você ter uma relação com grandes chances de engravidar, será o dia 02 de abril. Quanto a abstinência, se vocês querem realmente ter um filho, não tem outra saída. Leia nos comentários anteriores, está tudo explicado neles.

  2. Ta Drº obrigada…
    Ah Drº estou ficando Desesperada, quero muito Engravidar e nao consigo.. tava ate pensando em tomar CLOMID.. me falaram que Clomid ajuda muito a engravidar, é verdade?
    Me ajude Drº quero muito engravidar..

    • Nina Melo:
      O clomid é um indutor da ovulação e seu principal (e mais grave) efeito adverso é a poliovulação. Você já se imaginou com 8 (oito) bebezinhos no colo? Geralmente mulheres que tomam clomid tem, no mínimo, gêmeos. Cuidado com essa droga.

    • Nina Melo:
      Desculpe se te assustei, mas fui sincero contigo. A camisinha ainda é o melhor método e a cervicite crônica que ela causa não mata ninguém e muito menos causa infartos, hipertensão, derrames cerebrais… Converse com o seu Farmacêutico ou vá ao médico.

    • Nina Melo:
      Pode. Hipertensão arterial, aumento do risco do infarto do miocardio e de AVCs (derrame cerebral), tumores. Toda droga tem seus efeitos adversos e você não mexe em um corpo impunimente. Sempre haverá um efeito adverso (colateral ou indesejável) imediato ou tardio. Apesar da camisinha provocar inflamação (cervicite crônica) em colo de útero de mulheres alérgicas à látex (a borracha da camisinha), ela ainda é o meio mais seguro de contracepção para as mulheres.

    • Nina Melo:
      Terá que esperar pelo menos dois meses, até eliminar todo o hormônio sintético do perlutan, senão você poderá ter uma filha com desenvolvimento precoce ou até com algum tumor estrógeno-dependente.

  3. Drº Heinz onde é a Regiao Glútea ?

    Gostaria de saber qual a melhor Injeção Anticoncipcional é melhor PERLUTAN ou MESGYNA?

    Estou no 3º dia da mesntruaçao.. quando devo tomar a Injeçao..?

    • Nina Melo:
      Fica nas nádegas, na parte externa, do lado da articulação da perna.
      Quanto a qual injeção você deve tomar, isso eu não posso responder aqui, por uma questão de ética. Converse com o Farmacêutico, ou vá ao médico.

  4. Hum.. taa..
    Pressao Arterial é o que?

    ——————————–
    Drº me esclarece uma duvida..
    pq quando eu ranso com meu Namorado, e ele Goza Dentro.. ai quando eu levanto o Esperma Desce todo?
    Isso é algum problema?

    • Nina Melo:
      Isso não é nenhum problema. É natural que parte do esperma obedeça as leis da gravidade e seja atraído para baixo. Isso não impedirá você de engravidar, a não ser que você tenha algum problema anatômico sério que dificulte o caminhar do esperma pelo seu aparelho genital interno.

    • Nina Melo:
      Nâo é efeito garantido o crescimento da “bunda”. Depende de você ter propensão ao efeito anabolizante do fármaco e quanto ao peito (mamas), é mais difícil ainda fazer qualquer previsão. Controle sempre a pressão arterial (sempre com o Farmacêutico) e se subir, vá ao médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.