Um Ubuntu 16.04 LTS mais leve

A Canonical lançou a última versão do Ubuntu LTS (long time support ou suporte de longo prazo – 5 anos) e reduziu muito o suporte aos drivers da AMD, criando algumas dificuldades para os usuários que tem placas gráficas AMD em seus laptops e PCs.

Uma das saídas para o problema é instalar outro ambiente gráfico que não dependa do driver proprietário, como por exemplo o MATE.

É possível instalar o MATE diretamente pela linha de comando sudo apt-get install MATE, mas por este método muitos dos recursos do ambiente gráfico não são instalados e para evitar que isso aconteça existe um truque:

1. instale o pacote tasksel, através do comando sudo apt-get install tasksel;

tasksel6

tasksel7

2. após instalado, reinicie o sistema (reboot no terminal ou no painel);

3. após reiniciar, abra o terminal e digite sudo tasksel;

tasksel8

4. Role para baixo e marque as opções Ubuntu MATE minimal instalation e Ubuntu MATE desktop (outro disponível e de sua preferência)  e tecle ENTER. Aguarde a instalação do ambiente escolhido;

taksel9

5. quando terminar a instalação o tasksel desaparecerá retornado ao terminal. Saia dele (exit) e reinicie o micro;

6. Iniciará com a nova tela de login. Procure o ícone do Ubuntu na barra superior e clique nela e selecione o ambiente gráfico instalado;

ubuntu1

7. Pronto. Agora é só usufruir de um Ubuntu mais leve e prático. O Unity ocupa cerca de 800MB de memória RAM apenas com seu desktop, enquanto o MATE gasta apenas 320MB de RAM.

mate1

[Voltar]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.