Este artigo está publicado em uma revista de Nutrição e da forma como está posto à leitura, transcrito abaixo (clique em leia mais), dá a entender que o pãozinho com margarina reduz o colesterol, mas na verdade o que ele pode fazer é não colaborar no aumento do colesterol total.
Estuda espanhol libera consumo dessa gordura vegetal e recomenda: em doses moderadas, ela pode fazer bem ao coração.
Quem diria! O pãozinho com margarina, tão comum no café da manhã dos brasileiros, pode ser uma arma contra doenças cardiovasculares. A notícia vem de uma pesquisa na Universidade Católica San António da Murcia na Espanha.
O trabalho durou três meses, durante os quais os participantes ingeriram dois pedaços de torrada pela manhã, alternando o uso de manteiga, azeite e margarina. Ao final, o pão com margarina surpreendeu, reduzindo o colesterol total.
O azeite apresentou um efeito um pouco menor e a manteiga, por outro lado aumentou o nível dessa substância no sangue.
” Às gorduras saturadas, presentes na manteiga, aumentam o colesterol ruim. Mas os cremes de origem vegetal, como a margarina sem gordura trans, não levam esses níveis “, afirma a nutricionista Juana Ruiz, coordenadora do estudo.
A explicação está no fato de a margarina conter boa quantidade dos ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, uma dupla gordurosa do bem.
Algo que deve ser alvo de questionamento constante é a confiabilidade das informações em nutrição.
[Voltar]