Como vimos, ao longo desta transcrição resumida das histórias da psicologia, farmácia e educação, as ciências evoluíram lentamente a partir da filosofia que, na sua ânsia de buscar comprovação para seus pressupostos acabou dando origem a alquimia milenar, da qual foram nascendo as outras ciências.
Para terminar, deixo claro que esse texto não tem por objetivo criticar ou execrar uma ou outra ciência ou profissão, mas sim dizer a verdade sobre os fatos históricos, resgatando a importância da Alquimia de outrora e da Farmácia de hoje. Se alguém se sentir ofendido com ele, peço desculpas antecipadas, pois não é esse o objetivo e se alguma pessoa tiver dúvidas sobre a veracidade dos fatos históricos, basta apenas consultar a vasta bibliografia que consultei e que está relacionada em anexo, em capítulo próprio.
Algumas pessoas poderão afirmar, ao lerem esse trabalho que, ou sou algum frustrado que tem como objetivo único desenhar a medicina ou que sou um Farmacêutico e/ou Psicólogo fanático ou então descontente com meu lugar nos segmentos científicos. Longe disso. Reconheço o mérito dos bons médicos que temos, apenas não aceito os louros que atribuem a eles às custas do trabalho dos Farmacêuticos, dos Farmacêuticos-Bioquímicos e dos Psicólogos.