Cazuza: um idiota morto

Cazuza: um idiota morto


Publicado em 12 de março de 1998

Esse cidadão dizia “todos os meus heróis morreram de overdose”. E era aplaudido.

Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto:

‘Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados….

Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.

No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.

São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora..

Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme.. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?

Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .

Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde… A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser ‘amigo’ de seus filhos.

Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.’

Karla Christine
Psicóloga Clínica

Leu ?

Concorda com a psicóloga?

Então faça sua parte divulgue.

Imprimir
[Voltar]

2 Comentários

  1. 1
    Raquel 

    Bom,
    não sei a educação com que a senhora costuma criar a sua filha, mas meus pais não precisaram, em nenhum momento, me dizer que aquilo tudo era errado.

    Sabia – e ainda sei – diferenciar o Cazuza poeta e musico do Cazuza viciado, que precisava de ajuda. Creio que a maioria dos fas que ele tem ate hoje concordam comigo nesse ponto. Não é porque o considero um idolo que concordo com tudo o que ele fez em vida. Considero o grande poeta que ele foi. O grande musico e cantor que,se nao fosse pelo talento inegavel dele, nao seria lembrado ate hoje.

    Desconsiderar a importancia de Cazuza para historia da musica e ate mesmo do Brasil, alegando sua vida fora dos padroes, é o mesmo que desconsiderar o papel de movimentos como os de Woodstock; o do tropicalismo; os movimentos estudantis ao redor do mundo, na luta por democracia etc.

    Quem aprende com comerciais da Fiat talvez se contente com o cenario musical brasileiro dos dias de hoje, no qual os novos idolos sao “musicos” como Companhia do Calipso, Serginho, Latino, Calcinha Preta e afins…

    “Entre as idades de 28 e 39, por onze anos, Sigmund Freud utilizou regularmente a cocaína em sua forma de alcalóide, em pó.”
    “Marilyn Monroe, outro grande mito do cinema, morreu por causa de uma overdose de calmantes e barbitúricos.”
    “Marilyn Monroe, outro grande mito do cinema, morreu por causa de uma overdose de calmantes e barbitúricos.
    “O cantor e eterno “ Rei do Rock” Elvis Presley abominava cocaina, maconha e heroína, mas em compensação, vivia abusando de drogas medicamentosas. Elvis costumava consumir moderadores de apetite e remédios para perda de peso em conquetéis diários.”
    “Por causa do alcoolismo, o escritor brasileiro Lima Barreto, autor de clássicos como Triste Fim de Policarpo Quaresma e Recordações do Escrivão Isaías Caminha, esteve internado duas vezes em manicômio.”
    “A morte da cantora Elis Regina foi ocasionada pela perigosa mistura de bebida alcoólica com cocaína.”
    “Outro que se afundou no álcool foi Edgar Allan Poe. O escritor norte-americano entregou-se de vez à bebida na ocasião da doença e morte da esposa.”
    “O escritor Truman Capote, de À Sangue Frio, também era um grande consumidor de bebida alcoólica. ”
    “Vincent Van Gogh, um dos maiores pintores nascidos na Holanda, era viciado em absinto, uma bebida com alto teor alcoólico que, além de dependência, causa sérios danos ao organismo.”
    “A cantora Janis Joplin, um mito da contracultura e dos anos 1960, detestava certos tipos de drogas como LSD e maconha, mas acabou morrendo de overdose de heroína.”
    ” O lendário Hendrix morreu sufocado pelo próprio vômito a caminho do hospital, depois de uma overdose de barbitúricos.”
    “Viciado em heroína, Kurt Cobain, vocalista e líder do mitológico grupo de rock Nirvana, costumava se apresentar drogado.”
    “Bob Marley, cantor jamaicano – e um do grandes mitos da música internacional do século XX -, era consumidor assíduo de maconha.”

    Não quero julgar comportamentos. Tenhos os meus principios e não vou muda-los por influencia de ninguem. Só não ouso negar a importancia que todos esses personagens (dentre os quais, creio que alguns seja tambem idolos para a senhora) tem para o mundo.

  2. 2
    José 

    Raquel:
    Concordo incondicionalmente com a psicóloga que escreveu o artigo, pois TODAS as transformações da sociedade foram feitas por HOMENS SÁBIOS e VIRTUOSOS, e não por malucos, indisciplinados, drogados, sem moral, princípios ou qualquer tipo de apego ao respeito, à disciplina e à ordem.
    Que tipo de revolução Elvis, Lennon, Cazuza e todos os que você nominou acima, produziram? Eu mesmo respondo: a revolução da corrupção dos costumes, do descomprometimento com o mundo e com a sociedade, e muitas outras formas de revoluções daninhas ao planeta, à natureza e ao gênero humano.
    Pena que existam pessoas tão equivocadas nesse mundo, sendo essas as que emperram o progresso da humanidade e propiciam o aparecimento de todo e qualquer tipo de opressão, falácia, farsa política/eleitoreira e muitas outras.