Síndrome Bipolar

Síndrome Bipolar


Publicado em 5 de março de 1998

Era chamada até pouco menos de duas décadas de Psicose Maníaco Depressiva, neste tipo de psicose encontramos a mania e a depressão, geralmente juntas, mas em alguns casos, manifestam-se de forma isolada.


Tipo depressivo
Apresenta apatia, anorexia, insônia, irritabilidade, alteração senso-perceptiva e alucinações. No pensamento apresenta confusão, fluxo ideativo com delírios de menos valia ou grande valia, autoacusação, sentimento ou delírio de ruína ou perda e ainda tendências ao suicídio, pois sua personalidade fragmentada lhe infringe um sofrimento insuportável. Denota também diminuição ou até extinção da libido.

O masoquismo, vulgarmente definido como uma forma de sentir prazer pelo sofrimento, é uma das características da fase depressiva deste tipo de psicose.


Tipo maníaco
No tipo maníaco temos a tríade formada pelo aumento do fluxo de pensamento, da motricidade e do humor. Acomete adultos jovens com idade limite de aproximadamente trinta e cinco anos, sendo quase impossível aparecer no adolescente.

O sadismo, geralmente enquadrado como característica das personalidades psicopáticas, é outro mecanismo desta doença mental e consiste no prazer, ou necessidade, de ver pessoas sofrendo para satisfazer seu ego doentio.

[Voltar]