Contaminantes

Organismos inesperados e estruturas podem ser achados no material cervicovaginal. Em alguns casos isto é causado por difusão de infecção extragenital ou contaminação da lâmina de vidro durante o uso ou Durante o processamento.

Clique para ampliar

139. Enterobius vermicularis (vermes em fio de linha): quadro colposcópico. Ovos de Enterobius podem ser achados como um contaminante no esfregaço cérvico-vaginal levados de mulheres e meninas com uma infecção intestinal. No caso ilustrado, o Enterobius causou também uma vulvovaginite em uma criança de sete anos. O calor da lâmpada colposcópica causou a presença do verme n intróito. (salina, X25)

Clique para ampliar

140. Enterobius vermicularis. Esta figura mostra o verme visto na figura anterior e foi montado para fotografia. A compressão causou extravasamento de ovos do corpo do verme e assim o tamanho dos ovos pode ser avaliado. (sem coloração, x 40)

Clique para ampliar

141. Ovos de Enterobius vermicularis. A apresentação mais usual dos ovos é no esfregaço com coloração de Papanicolaou quando a estrutura interna rodeada por uma cápsula quitinosa pode ser vista. É importante notar o tamanho grande destes ovos comparados com as células escamosas normais. Corpos semelhantes, mas menores são algumas vezes achados em esfregaços e confundidos com ovos de Enterobius vermicularis (X 160).

Clique para ampliar

142. Balantidium coli. Este é um exemplo de uma estrutura que poderia levar a um equívoco. O erro não ocorreria se o tamanho menor fosse notado, junto com a falta, tanto da cápsula quitinosa, como da estrutura interna detalhada. (X 160)

Clique para ampliar

143. Balantidium coli. Além disso, em maior aumento, é vista uma borda ciliada. (X 320)

Clique para ampliar

144. Aspergillosis sporangium. Este é um exemplo de contaminação fúngica. (X 160)

Clique para ampliarconta

145. Aspergillosis sporangium. Em maior aumento é visto o rompimento de um dos conidiósporos com liberação de conídios. (X 400)

Clique para ampliar

146. Piolho. (x 80)

Clique para ampliar

147. Strongiloides. (x 33)

Clique para ampliar

148. Célula vegetal ou esclera. (x 250)

Clique para ampliar

149. Vorticella. Esta é um tipo de planta que é encontrada em aquários, tornando muito provável que este seja um exemplo de contaminação da lâmina de vidro antes ou durante o processamento.

Clique para ampliar

150. Contaminação fecal. Além dos restos amorfos, um fragmento de vegetal não digerido é visto neste campo. Em tais casos é necessário excluir uma fístula anovaginal. (X 250)

Clique para ampliar

151. Material de sutura. Materiais de sutura absorvíveis modernos partiram-se em pequenas partes. Este esfregaço foi feito umas poucas semanas após uma cirurgia reparadora. (x 40)

Clique para ampliar

152. Material de sutura com histiócitos multinucleados gigantes. Neste exemplo, histiócitos multinucleados gigantes estão agindo como células gigantes de corpo estranho. (x 125)

Imprimir
[Voltar]