Um cavalheiro do campo

Edward Jenner era filho do vigário de Berkeley e, e sua mãe era filha do vigário anterior. Com 13 anos foi ser aprendiz de um cirurgião na Chipping Soldbury, mas tornou-se mais do que um clínico geral rural, uma prática arriscada. No hospital São Jorge, em Hyde Park corner, ele foi um dos melhores alunos de John Hunter (1728-1793), o homem que transformou a cirurgia de ofício de barbeiro em ciência. Hunter era anatomistas de criaturas grandes e pequenas, ele dissecava desde abelhas até baleias. Os 13.000 e espécimes do seu museu em Leicester Square incluíam o famoso esqueleto do gigante irlandês, senhor Byrne, que Hunter desejou durante toda a vida e acabou comprando por 500 libras, usado (sir Joshua Reynolds reproduziu a cena). Hunter era um escocês desdenhoso e cheio de orgulho, um professor temido que, diziam os estudantes, tinha um esqueleto que certa vez levou para a classe, para poder começar aula dizendo: “Cavalheiros “. Ele tinha sífilis, inoculada por ele próprio para provar que era diferente da gonorreia (e essa era a história que ele contava). E angina sobre a qual sempre observava: ” minha vida está nas mãos de qualquer salafrário que queira me provocar e me irritar. ” Até que isso aconteceu numa reunião dos diretores do São George. John Hunter foi enterrado em Saint Martin-in-the-fields, mas foi exumado em 1859 e transportado para a abadia de Westminster, todas as despesas da remoção pagas pelo colégio real do cirurgiões.

“Por que pensar? Por que não tentar a experiência? ” Era o que Hunter sempre dizia – um aforismo que, no caso de Jenner, custou a ser aceito. Os dois tornaram-se amigos pelo resto da vida. Hunter descreveu, em 1778, quando Jenner foi abandonado pela mulher:

Devo confessar que fiquei satisfeito quando soube que você se casou com uma mulher de fortuna. Mas deixa que ela vá, não pense mais nela. Vá trabalhar para mim com um porco-espinho. Quero que apanhe um porco-espinho, no começo do inverno, verifique o peso dele, deixei-o no seu jardim e arranje algumas folhas, feno ou palha para que ele possa se cobrir, depois verifique seu peso na primavera e veja quanto ele perdeu. Quero que mate um no começo do inverno, para ver quanto está pesando, e outro na primavera, para ver quanta gordura ele perdeu.

Nada melhor do que os espinhos de um porco-espinho para costurar um coração partido. (a dama é um mistério, embora Eleanor Clutterbuck e Judith Excell, de Wooton-under-Edge, apareça um brevemente na história da medicina como herdeiras locais desejáveis, naquela época.) Jenner tocava flauta e teve que o poesia – ” discurso para um tordo ” e ” sinais de chuva “:

“Vazios começa na assoprar

As nuvens parecem negras, o vidro está abaixado

A fuligem caiu, o spaniels dormem,

E aranhas sabem das suas teias sorrateiramente.”

E assim por diante.

Ele era um bondoso senhor rural e médico, que merecia respeito. Mais tarde construiu uma pequena casa de Campo para se o paciente experimental, James Phipps, plantando pessoalmente as rosas do jardim. No próprio jardim, Jenner transformou em uma pequena casa de pedra com telhado de palha, feita para dar uma aparência de selva ou local, nnum Templo de Vacina, onde e atendia de graça os doentes pobres. A essa altura ele estava tão nos fica rindo de pessoa para pessoa, e a vaca tornou-se redundante.

[Voltar]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.