Sobre você
Visitantes
Visitas hoje: _

Sejam bem vindos!

.

O objetivo deste domínio é levar informação técnica e científica a todos os interessados e amantes das ciências.

Grato pela visita.

Vladimir Antonini – MSc
Mestre em Medicina (clínica cirúrgica)

Síntese artenasanal do ácido acetilsalicílico

aas

Reagentes:

  1. 20g de ácido salicílico
  2. 40ml de anidrido acético
  3. 30 gotas de ácido sulfúrico (d=1,86)

Substâncias complementares:

  • Água
  • Solução de hidróxido de bário

Técnica:

Em um erlenmeyer de 250ml, colocar 20g de ácido salicílico e 40ml de anidrido acético. Agitar intensamente até formação de uma mistura homogênea. Adicionar 30 gotas de ácido sulfúrico concentrado. Haverá dissolução da mistura com elevação da temperatura até 35°C. Se necessário, aquecer para que a temperatura atinja 45°C. A reação, neste ponto, já deverá ter chegado ao fim.

Passar o produto para um becher contendo 400ml de água destilada fria. o ácido acetilsalicílico precipita.

Aquecer até ebulição, mantendo o aquecimento até dissolução do precipitado. Filtrar a quente. Esfriar.

Filtrar em buchner, lavando o produto com repetidas porções de água destilada até que, o filtrado, não apresente reação e precipitado com solução de hidróxido de bário (presença de ácido sulfúrico – H2SO4). Ver mais detalhes abaixo.

Purificar o ácido acetilsalicílico bruto, em um becher contendo 400ml de água, aquecer à ebulição e acrecentar 0,5g de carvão ativo. Aquecer por 5 minutos, filtar a quente por papel pregueado.

Cristalizar por resfriamento em gelo. Filtrar a vácuo, e dessecar em estufa a 100°C por uma hora.

Reação:

aas

Constantes físicas:

Sólido (agulhas ou escamas cristalinas), incolor; PF = 135°C; solúvel em 300 partes de água, em 5 partes de álcool etílico ou em 11 partes de clorofórmio, ou ainda em 20 partes de éter etílico.

* Teste hidróxido de bário na purificação do ácido acetilsalicílico
Este teste é feito para verificar a presença de ácido sulfúrico.

Durante a filtragem para purificação, após cristalizar o ácido acetilsalicílico, colocar uma parte do líquido do filtrado em um tubo de ensaio e pingar algumas gotas de hidróxido de bário. Seu filtrado apresentar um aspecto esbranquiçado, ainda tem ácido sulfúrico. Repetir a lavagem e filtragem, fazendo novamente o teste com o hidróxido de bário até que não haja mais a formação do precipitado “leitoso”.

————————-

Transcrito quase integralmente do livro Química Orgânica Experimental, dos Professores Daniel Gonçalves, Eduardo Wal e Roberto Riva de Almeida, do Departamento de Química do Setor de Ciêncais Exatas da Universidade Federal do Paraná, publicado em 1985, páginas 213-214, Editora Barddal.

[Voltar]

Compatibilidade com Windows 10 do ChromeOS

Diversas matérias tem divulgado que “o Google jogou a toalha” e irá permitir dual-boot (dois sistemas operacionais em um equipamento) do ChromeOS com o Window$ 10, mas isso não faz sentido algum, pois quem compra um Chromebook quer, justamente, fugir do M$-rWindows que hoje se tornou um mamute, o elefante pré-histórico, pesado e atrasado em recursos que, para piorar a situação, espiona os usuários descaradamente.

Leia mais »

Para que serve a prednisolona e quais são os efeitos colaterais quando consumida sem prescrição médica

A chamada da matéria demonstra claramente que o autor não entende nada de farmacologia, sequer sabe o que está escrevendo.

Efeitos colaterais de um fármaco consumido sem prescrição médica? Desde quando médicos tem varinha mágica e determinam o efeito de qualquer fármaco?

O efeito de um fármaco depende unicamente do seu mecanismo de ação e não da vontade de quem o prescreve. Um fármaco prescrito por um médico ou por um pai de santo TERÁ que fazer o mesmo efeito. Este é o princípio fundamental da farmacologia.

O erro grosseiro do título depõe contra a seriedade e a confiabilidade das informações contidas no texto, que pode ser lido aqui

[Voltar]

Verdades eleitorais (recebido por WhatsApp)

Janaína Paschoal e a verdade que ninguém admite

Este país não vai para frente justamente por causa disso: todos só querem direitos, mas ninguém quer deveres. NINGUÉM QUER CUMPRIR A LEI!!!

Parabéns Profª. Drª Janaína Paschoal.

Como instalar o ISPConfig no Raspbian do Raspberry Pi 3 B

A instalação do ISPConfig neste sistema operacional ARM segue os mesmos passos do tutorial do Debian 9 (Stretch) com Apache, BIND, Dovecot, PureFTPD e ISPConfig 3.1 (acesse aqui) apenas pulando o passo de configuração do Quotas no fstab que não deve ser feito porque não funcionará. Leia mais »

Manchete do blog SempreUpdate: “Governos Abandonam O Software Livre”

Os governos sonham em controlar os cidadãos para se perpetuarem no poder e para isso precisam descobrir o que pensam, com que se relacionam, o que planejam e nada melhor que um sistema operacional que, além ser a maior plataforma de vírus do mundo, também é construído para ser invadido, permitindo a espionagem e o roubo das ideias dos usuários.

Leia mais »

Instalando Linux Mint no Positivo Duo ZR3630

Para conseguir instalar o Linux Mint nesta máquina tem que inicializar (dar boot) através de uma mídia em DVD externo e na hora de escolher o disco de instalação, espetar um pendrive e selecioná-lo como disco de instalação, mas o sistema acabará instalado no eMMC interno do equipamento.

É um golpe para enganar a UEFI dele.

 

Justiça Federal mantém, em vigor, resolução sobre as atribuições clínicas do farmacêutico

Cerca de 1.500 municípios brasileiros não tem médico, sequer tem um posto de saúde, e quem vai tratar esse povo desvalido e desamparado pelo Estado?

Os médicos se interessam em trabalhar apenas em cidades que tem infraestrutura e remuneração que eles julgam suficiente e adequada. Os municípios sem médicos são aqueles que não oferecem o conforto e o dinheiro que os médicos querem.

Outras abominações que devem ser revogadas são as portarias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que colocam fármacos antibióticos e psicoativos sob prescrição médica e atrapalham o atendimento dos habitantes das localidades mais remotas deste país, onde os médicos se recusam a trabalhar.

As justificativas para o controle especial de dispensação de antibióticos e psicofármacos não se sustentam pelo risco de infecções resistentes ou de abuso, pois quem provoca as infecções multirresistentes são os médicos com suas condutas mercenárias, à mercê da indústria farmacêutica que os corrompem, comprando suas reputações e práticas profissionais com prêmios dos mais variados, conforme se pode ver no vídeo abaixo.

Leiam a matéria título deste “post” aqui

A B2W que se cuide… Sua política de terceirização vai quebrá-la

A B2W, dona dos sítios de comércio eletrônico (e-commerce) Submarino e Americanas.com, virou uma intermediária de lojinhas pequenas e acabará quebrando se continuar nesta política.

Pedi duas unidade de cartão microSD Sandisk de 64GB, classe 10 e o site Submarino intermediou a venda a partir de uma lojinha chamada OLIST, que entregou apenas uma unidade e cobrou as duas pedidas e ainda, o produto é uma falsificação grosseira do cartão original da Sandisk.

O cartão da Sandisk, do modelo que comprei, é vermelho e cinza, conforme pode ser visto na imagem abaixo, copiada do sítio do Submarino:

O que recebi foi este:

Vendo o produto mais de perto:

É perceptível a falsificação apenas examinando as letras e números gravados no cartão: SERIGRAFIA mal feita e ainda, a velocidade de leitura e escrita do cartão é baixísssimmmmmaaaaaa. Leva horas para gravar 200MB de arquivos nele. Não é um cartão classe 10 e nem classe 4.

NÃO COMPREM MAIS DO SUBMARINO E DA AMERICANAS.COM!