Recebi um e-mail com um logo de VemPraUrna e solicitando clicar em um dos botões para votar em um ou no outro candidato e como uso a distribuição Mint 19, um sistema operacional baseado no núcleo (kernel) Linux, pude me dar ao luxo de clicar no botão do meu candidato preferido, mas nada aconteceu. Ao clicar no  link “CONFIRA O RESULTADO PARCIAL” imediatamente abriu uma janela para baixar um arquivo com extensão “.zip” que, com certeza, é executável de algum vírus ou malware.

Se estivesse usando Window$, com certeza a praga virtual teria se instalado automaticamente, sem dar sinal algum, mas nas distribuições que usam o núcleo Linux, a instalação de aplicativos não é algo tão simples ou fácil como no rWindows, não existindo instalações automáticas sem o conhecimento e o consentimento do usuário.

Outra coisa que deve ser deixado bem claro é que mesmo sendo uma pesquisa eleitoral idônea, este tipo de levantamento de opinião está proibido pela lei eleitoral.

Vejam as imagens abaixo (clique nelas para ampliar) e não cliquem em nada que tenha como título ou “objetivo” pesquisa de intenção de voto.

Categoria: Notícias